sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O Sábio e o Chacal

Muito tempo atrás, em uma cidade esquecida por todas as histórias e lendas, um confronto ocorreu entre dois espíritos. Uma criatura imensa, consumida por insaciável fome, enfrentou o Sábio com sua lança. Errou. O Sábio contra-atacou com a força da palavra. A montanha caminhou até estar logo em frente ao Sábio, embora “logo acima” fosse o termo mais adequado. Ele arrancou a lança do chão e a partiu ao meio. O Sábio sabia que em Navarjari a lança era símbolo da vida militar. Perder a lança era perder a honra. Gaki estava renunciando ao seu posto. O Sábio avançou, colocando-se entre o ex-líder da guarda da cidade e a multidão.

- Hasdj não existe mais; também Gaki há muito tempo deixou estas terras. Este é “Oteruihá no m’itzui”, pois com muito pouco atingiu a ampla compreensão ¹.
Oteruihá não teve tempo de pensar nos eventos, muito menos de avaliar a profunda transformação que ocorreria em sua vida. Sentiu uma vespa ardendo no peito direito. Olhou para baixo e viu dois terços da flecha negra ainda exposta. Também não teve tempo de pensar nisto. A segunda flecha atingiu seu ombro esquerdo com muita força, fazendo-o girar em torno do seu eixo e desabar. Voltando-se no sentido do qual vinham os disparos a multidão apenas confirmou aquilo que a cor das flechas já deixava claro. O Chacal estava ali. O mais eficiente arqueiro dentre toda a guarda da torre, pronto para eliminar qualquer invasor ou traidor, conforme instrução recebida diretamente de Gaki. Ninguém sabe o nome verdadeiro deste arqueiro, pois não era nativo de Navarjari. O homem baixo e de pele extremamente branca chegou à cidade perambulando pelo deserto ao lado de mercadores. Covarde, bajulador e oportunista – daí o nome recebido - conseguiu habilmente se introduzir na comunidade e na guarda. A destreza nata com o arco conferiu-lhe o direto de utilizar as “flechas negras”, símbolo de destaque entre a guarda da torre, subordinado apenas ao líder da guarda da cidade.
Chacal, sempre submisso e extremamente solicito ao comando de Gaki, percebeu imediatamente o significado da quebra da lança e a oportunidade que aquilo representava em sua busca por poder.
Nota:

1 Veja esta história em O Sábio e o Hasdj

Nenhum comentário:

Postar um comentário