sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Conto - Limiar!


Movia-se com esforço! Sentia a atração do planeta em seus ossos, em seus músculos! O eterno “para baixo” que nos nega o sonho infantil do vôo. Aquele dia ele voaria! Engatinhava na vertical, enquanto buscava o nível mais alto. Subia! Seguia! Movia-se com esforço!
O peso não era apenas o de um corpo adulto. Acrescentava-se ali toda a massa oriunda das imagens frenéticas em sua mente! Repetia lembranças de fracassos como devoto que flagela as próprias costas! Lembrou de cada motivo que tinha para estar ali! Movia-se com esforço!
O eco de cada derrota transformava-se em mantra, recitado com profunda devoção! Às vezes vacilava, o mantra interrompido pela sombra de algum motivo para não estar ali! Retomava o mantra e a subida! Movia-se com esforço!
Havia uma profunda nostalgia destilada no esforço muscular de seus membros! Braços e pernas tremiam, ora cansados, ora assustados! Quase voltou! Saudade da segurança do solo! Apego ao conforto na vida vivida até ali! Retomou o fôlego! Estava decidido! Seguiria! Movia-se!
Concluída a escalada, avistou o patamar que buscava ao iniciar a subida! Frente ao limiar, o nada, a queda, o vôo! Não havia mais peso, ainda assim, seguiu até o limiar, apaixonado pela sua decisão! Movia-se!

Postou-se ereto frente ao limiar, a decisão pelo salto tomada antes mesmo da subida, ainda assim, receio! Palmas dos pés descalços tocavam o limiar! Seus dedos, soltos rumo ao infinito, tocavam promessas! Os olhos estavam abertos, mas sua mente ignorava o que vinha destas janelas! Concentrava-se em imagens internas, lembranças de fracassos, mantras de derrotas, conforto na estática. Decidido a abraçar o infinito, pronto para o clímax de sua vida, virou as costas ao infinito. Dedos no limiar. Calcanhares ao abismo! Movia-se!
Sem qualquer sinal aparente, ausente o “Agora! Vai!”, flexionou os joelhos, lançando-se de costas ao nada, ao vôo, ao mundo “pós limiar”, com todas as suas promessas. O ar roçava a pele do corpo em queda livre, traído pelo vôo, que jamais se apresentou, ainda assim, sentia-se voando! Naquele vôo para baixo, sentiu-se preparado para qualquer desfecho. Fundiu os fracassos aos degraus que o conduziram ao limiar! Abraçou limiar, derrota, vitória, promessa, universo, e além. Quando o corpo atingiu a água, a mente estava vazia, serena, realizada! Poucos passos dali, homens de expressões vazias moviam-se. Levantavam plaquetas nas quais se podia ler com facilidade: “9”, “9,5”, “9” *
Nota:
*Escrito ao som de “Bring Me To Life”- Evanescence, e “Question!”, System of a Down

Nenhum comentário:

Postar um comentário