sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conto - O Sábio e os deuses


Esta é mais uma história de algum tempo antes de “muito tempo atrás”! ¹ A história de um menino, seu pai e os deuses:

 “Muito tempo atrás existiu um grande sábio. Algum tempo antes de “muito tempo atrás”, existiu um menino e este menino carregava em seu coração um oceano de dúvidas. Este menino crescia dividido entre dois mundos, pois no seio de sua morada e de sua família ia pouco a pouco aprendendo coisas sobre uma existência que não se estendia para fora daquelas paredes. Ainda assim não ficava restrito à esta, sendo levado, desde muito cedo, a experimentar o conflito entre o mundo que seus pais narravam e o mundo que lhe era apresentado pela compreensão que as outras crianças tinham da existência tal qual seus próprios pais lhes falavam. O mundo fora das paredes tinha uma beleza peculiar, mítica, que não encontrava dentro de casa. As crianças e os adultos daquele mundo falavam de deuses e de seu incrível amor para com todos. Entidades magníficas, repletas de amor desinteressado, assistindo carinhosa e pacientemente a vida de cada indivíduo. Quando retornava ao seu próprio mundo, o seio de sua família, procurava alguma referência análoga à beleza e mistério do mundo exterior. Frustrava-lhe a ausência de comentários a respeito, mas ele não se queixava. Guardava tudo no coração. Assistia ao mundo de seus pais. Assistia ao mundo dos outros pais. Conectava-os com inocência.
Certa vez, depois de muitos passeios, brincadeiras com crianças e lama, retornou tarde para casa, sujo, cansado, faminto. Enquanto era banhado, olhou para o pai, e algo pareceu despertar em seu coração. Despretensiosamente questionou:
- Pai! Você é um tipo de deus?
O pai sorriu enquanto olhava o menino mergulhado em água morna. Por um momento relutou em responder. Em seguida algo pareceu despertar também em seu íntimo:
- O que é um deus, meu pequeno?
- Eu não sei. Acho que é alguém que protege as pessoas!
- Seu pai protege você porque ele é um tipo de deus. Os pais das outras crianças as protegem porque eles também são deuses. Você é um deus, meu pequeno! É por isso que você tem o dever de proteger todas as pessoas que encontrar!

Nota:
¹ Leia também O Sábio e a Chuva

2 comentários:

  1. "...Conectava-os com inocência. - LINDO!
    "...É por isso que você tem o dever de proteger todas as pessoas que encontrar!"
    menino q. belo conto, grata vou compartilhar,
    abraço afetuoso, virgínia vicamf momberger
    ( amiga tua e do Pablito Barros no face...)
    NHamburgo RS BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Virgínia!
      Fico muito satisfeito em constatar que causei agrado em tão apurado gosto!

      Excluir