segunda-feira, 26 de março de 2012

#Vazio - A Fome das Sombras (14)


Marcus não ousou responder. Estava chocado. Esteve frente à própria morte e não sabia como reagir a tudo aquilo. “Poderia mesmo uma postura mental interferir no modo como meu corpo reage ao mundo?” era o que se perguntava intimamente. Valdomiro parecia compreender a confusão do amigo, assim, apenas se virou e seguiu. Marcus o acompanhou. Depois de alguns minutos não foi capaz de conter suas dúvidas:

- “Determinação”! O que você quer dizer?
- Eu não conheci meu avô! Mas meu pai sempre falava dele. O Velho Valdomiro! Foi dele que veio o meu nome! O Velho Valdomiro era um homem determinado! Dizia que nada parava aquele velho! Acordava antes de todo mundo; dormia depois; trabalhava mais. Chegou aos 100 anos com muito mais saúde com muito jovem que se via por lá. Só uma coisa venceu o Velho Valdomiro. Quando minha avó morreu, não me lembro o nome dela, o Velho Valdomiro caiu doente. Morreu em uma semana. Não tinha mais nada que o prendia neste mundo.
- E o que te prender aqui?
- Meus filhos!
- Filhos?
- É rapaz! Tenho duas crianças para cuidar! Para guardar! Uma delas quase saiu voando agora pouco!
Marcus riu. Fazia tempo que ninguém cuidava de sua vida a não ser ele mesmo.
- Mas não sou eu o guardião do guardião?
Agora foi Valdomiro quem riu. Seguiram novamente em silêncio, com a mente longe e o coração tranquilo. Algumas horas depois, já com o anoitecer se aproximando, a tranquilidade deu lugar à alguma tensão, pois o nevoeiro que se formava no Leste era nítido até ao olhar desatento de Marcus. Apertaram o passo, pois estavam numa área na qual não havia apoio no parapeito oeste da Muralha. Queriam encontrar logo um abrigo, pois se houvesse alguma sombra naquela noite não pretendiam deitar-se novamente no chão. O nevoeiro os atingiu guando o Sol já começava a tocar o limite Oeste do mundo. Trevas à direita. Fogo e ouro à esquerda. Apertaram ainda mais o passo. Já não conseguiam enxergar muito além de alguns poucos metros. Era nítido o desespero.
Marcus já tinha dificuldade para identificar a presença de Valdomiro na escuridão que se avolumava.
- Precisamos fazer alguma coisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário