quarta-feira, 8 de novembro de 2023

O Pêndulo

E eis que Hermes falou comigo

Decidiu fazer-me alquimista

Mais que mestre, tornou-se amigo

E tornou clara a minha vista


"Imagine o movimento pendular"

Disse ele, a me instruir

"ida e vinda a perdurar

Entre polos, nosso existir"


"Desenha, risca, traça na areia

Veja o caminho, reflete nisso

Geometria, eis a maneira

E eis que o pêndulo traça um sorriso"


"Um semicírculo, eis sua vida

Esse trajeto, balanço eterno

Fora das pontas, eis sua lida

Parte comum, verão, inverno"


"Mas lá nas pontas, chamemos 'polos'

Um é feliz, outro, tormento

Regra da vida, ordem do 'Logos'

Compreende, vê, eu não lamento"


"Percentual? Noventa e oito

Isso é a vida, sorriso aberto

E o que resta? Um cá, um outro

Sobre estes dois, torna-te esperto"


"É um mergulho, Se vais ao polo

Deleite em um, no outro sombras

Reflete então, põe nisso dolo 

E nunca mais, de mim tu zombas"


"Cuida então, e não se afogue

Mais que alquimista, sê nadador

Mergulha fundo, vai lá, se jogue

Pega o tesouro, é promissor"


"Em cada polo, há prêmio belo

Mergulha, apanha, e volta logo

Visita o fundo, mas não faz elo

Tenha atenção, respeite o fôlego."


 Dedico esse Poema-Reflexão à Colorine, cujos ricos diálogos sempre me inspiram e ensinam. Eu agradeço!

Um comentário:

  1. que deleite! que lindeza! que maravilha! que espetáculo! gratidão por existir, pela partilha, pelos ensinamentos y pelas inspirações!

    ResponderExcluir