segunda-feira, 17 de julho de 2023

Lua Nova (ou "Noturno")

Sem sono, vim para fora

Está menos frio que esperava

Quase três da manhã, eis a hora

Lua nova aqui não aguardava


Vejo as nuvens marchando no céu

Oceano que ruma pro leste

Das estrelas tornaram-se véu

Vi balão, um luzeiro que preste


No passado anotava meu sonho

Escrevia, aprendia, lembrava

Em vigília registro o que exponho

Vou pra onde minh'alma apontava


O balão já sumiu, se queimou

Curta vida, mas alto viveu

Novamente, só nuvem restou

Ciclo belo, da água, se deu


Se um anjo, este mundo espiasse

Via caos, bagunça, maldade

Mas se o olhar sobre nós demorasse

Talvez visse que resta bondade


Há janelas com luz, claridade

E uns postes vencendo a penumbra

É assim cá em toda cidade

E ainda um som que retumba


Se hoje vigiei em exceção

Não é assim em toda paragem

Há trânsito, buzina, movimentação

Para muitos dormir é bobagem


Neste bairro cresci, abismado

Na noite sempre chamou minha atenção

No ar frio um cheiro de queimado

Sempre esteve, junto à cerração


Lembra que já descrevi o horizonte?

Casas altas me escondem o poente

Nesta hora, tão tarde, são monte

Paredão contra o céu que é movente


"Cão que ladra não morde", é o dito

Mas aqui se provocam, a latir

Toda noite conversam, qual rito

Invasores pretendem banir


Já há "busos", ouço ali na avenida

Há quem volte e quem vá trabalhar

Minha insônia, bem vinda, atrevida

Não impede de me preocupar


Já é tarde, vem logo o meu turno

É prudente um pouco deitar

Mas me prende este texto noturno

Ele insiste em não terminar


Já há galos, escuto ao longe

Não esperava tão cedo os ouvir

Este horário é coisa de monge

Que tão cedo já passa a existir


Cantam aves, é cedo, não ligam

E se a Lua também as chamou?

Catam versos, será? Se emperdigam

Nesta noite que se formou


Trinta e sete minutos, três horas

Sou obrigado a me retirar

Começou garoar, ora bolas

São as nuvens a me expulsar


Lua nova, céu branco, seresta 

Desta noite vou me lembrar

Uma estrela surgiu, numa fresta

Deu "boa noite", vou me deitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário